Search
Close this search box.
Coari
O Acervo da Cultura Coariense
coari

Alexandre Montoril – Personalidade Histórica

Archipo Góes . . . . . O nome Montoril deriva de “Montorio”, monte existente na Itália de onde os primeiros membros da família saíram no sentido de Portugal e posteriormente migraram para o Ceará a fim de desenvolverem atividades…

Ler mais

As Cidades Discutem

 ALEXANDRE MONTORIL MANAUS —Sou a cidade mais belaEm toda região do Norte– E você Coari singelaMe dá pena sua sorteSou única com meu teatroE pontes maravilhosasTenho ruas asfaltadasE praças ajardinadas!COARI —Você tem pena de mimManaus, faceira e vaidosa.Por me ver…

Ler mais
Redentoristas em Coari

Os Redentoristas em Coari – Década de 80

A história dos Redentoristas em Coari começou com a chegada dos padres Redentoristas americanos em nossa região. Veja nesse vídeo um pouco dessa saga na região no Médio Solimões.
Ler mais
coari

Coari (Soneto)

Soneto de Aldenor G. Nascimento (Para todos os coarienses) Coari, teu povo é bravo e forteE tu és a mais bela à margem do Rio Mar;És menina moça que vive sorrindo,És a musa que posso me inspirar!… Vives nua a…

Ler mais

O Tocador de Charamela – Erasmo Linhares

Tem álcool? Tem. Me dê um cruzeiro. Trouxe o vidro? Não, me dê num copo. O copo não pode levar. Eu não vou levar. Como assim? Vou beber aqui mesmo. Só então o reconheci – Zacarias! Era, agora sou o…

Ler mais
Maria Higina

A Saga de Maria Higina em Terras Coarienses

A senhora Maria Hígina, uma mulher que estava a frente do seu tempo e viveu em Coari entre as décadas de 1960 e 1970. Foi prefeita do Trocaris, poetisa, cronista do Jornal do Comércio e seringalista.
Ler mais
Guadalupe

O Trio Guadalupe – 1987

O texto narra as memórias da autora sobre sua infância na década de 80, marcada pela paixão por filmes de dança e pela amizade com Sirlene Bezerra Guimarães e Ráifran…
Ler mais
Santana

O Novenário de Santana

A crônica “O Novenário de Santana” é um belo exemplo de como a memória afetiva pode ser construída e transmitida através da escrita. Através de uma linguagem rica e descritiva,…
Ler mais
A Escola

A Escola

Manuella Dantas narra nostalgicamente sua jornada na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ela destaca a mudança de uniforme, a rotina diária, as atividades recreativas e a interação com professores…
Ler mais
Praça São Sebastião

A Praça São Sebastião

O texto descreve a Praça São Sebastião em Coari como um local impregnado de memórias e eventos significativos para a comunidade local. Desde arraiais a marchas cívicas, procissões, gincanas e…
Ler mais
Feira

A Feira

Texto de memórias de Manuella Dantas sobre suas lembranças de infâncias acerca da feira do produtor rural de Coari.
Ler mais
Deolindo Dantas

Deolindo Dantas – 1895

Narraremos a biografia de Deolindo Dantas, um importante líder político e comercial da cidade Coari. Foi o principal opositor político de Alexandre Montoril e um personagem lendário e polêmico na…
Ler mais
1 2 3 4 5 7 8 9 10
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.