Search
Close this search box.
Coari
O Acervo da Cultura Coariense
coari

O Brasão de Coari

Archipo Góes O Brasão de Coari foi criado pela professora Etelvina Batista Batalha, no ano de 1985, em um concurso realizado pela Câmara Municipal de Coari. Esse símbolo é composto de vários elementos ilustrativos com significados representativos de nossa identidade…

Ler mais
coari

O Enterro do Xiri – Erasmo Linhares

Quando nasceu, deram-lhe o nome de José, mas todos o chamavam de Xiri, um apelido que pegou para toda a vida e ninguém mais se lembrava porque o chamavam assim. Nascera naquele bairro e dali não se mudara uma vez…

Ler mais
Feira

A Feira

Texto de memórias de Manuella Dantas sobre suas lembranças de infâncias acerca da feira do produtor rural de Coari.
Ler mais

Homenagem em vida, agora homenagem póstuma

HOMENAGEM DA CONFRARIA ABERTA AO ESCRITOR E POETA COARIENSE FRANCISCO VASCONCELOS (Texto-fala de José Coelho Maciel, idealizador e coordenador da Confraria Aberta, livre, que em 2013 prestou homenagem a seu conterrâneo Francisco Vasconcelos, escritor e poeta, membro do Clube da…

Ler mais

Coari realiza 1º Sarau Literário com lançamento de livro

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) realizou o 1º Sarau Literário de Coari. O evento foi realizado no auditório da Secult (antigo Mandy´s Club) e contou com uma expressiva participação da sociedade coariense. O Sarau contou com exposições…

Ler mais

As Cidades Discutem

 ALEXANDRE MONTORIL MANAUS —Sou a cidade mais belaEm toda região do Norte– E você Coari singelaMe dá pena sua sorteSou única com meu teatroE pontes maravilhosasTenho ruas asfaltadasE praças ajardinadas!COARI —Você tem pena de mimManaus, faceira e vaidosa.Por me ver…

Ler mais

O LUGAR ONDE VIVO

Wendrio Freitas Nunes               O bairro onde eu moro Chama-se Chagas Aguiar Nele tem duas escolas Só uma delas é espetacular Seu nome é Iraci Leitão Onde eu gosto de estudar Na Escola Iraci…

Ler mais

Uma praça que já foi minha

Sai cedo de casa para ir ao centro comercial de Manaus. Estacionei o carro na Rua Barroso, próximo ao antigo prédio da biblioteca pública, onde décadas atrás funcionava, além da biblioteca, a pinacoteca do estado e o Grupo de Estudos…

Ler mais
erasmo linhares coari

Um Homem Importante

Um primoroso conto do coariense, professor, radialista Erasmo Linhares, membro do Clube da Madrugada. É considerado pelos leitores, o maior contista do Amazonas.
Ler mais
Garantianos

Correcampenses x Garantianos

A crônica Correcampenses x Garantianos, narra a rivalidade entre os bois-bumbás Corre-Campo e Garantido em Coari, marcada por brigas e um episódio de violência em 1989. A retomada do festival…
Ler mais
Guadalupe

O Trio Guadalupe – 1987

O texto narra as memórias da autora sobre sua infância na década de 80, marcada pela paixão por filmes de dança e pela amizade com Sirlene Bezerra Guimarães e Ráifran…
Ler mais
Santana

O Novenário de Santana

A crônica “O Novenário de Santana” é um belo exemplo de como a memória afetiva pode ser construída e transmitida através da escrita. Através de uma linguagem rica e descritiva,…
Ler mais
A Escola

A Escola

Manuella Dantas narra nostalgicamente sua jornada na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ela destaca a mudança de uniforme, a rotina diária, as atividades recreativas e a interação com professores…
Ler mais
Praça São Sebastião

A Praça São Sebastião

O texto descreve a Praça São Sebastião em Coari como um local impregnado de memórias e eventos significativos para a comunidade local. Desde arraiais a marchas cívicas, procissões, gincanas e…
Ler mais
Feira

A Feira

Texto de memórias de Manuella Dantas sobre suas lembranças de infâncias acerca da feira do produtor rural de Coari.
Ler mais
Deolindo Dantas

Deolindo Dantas – 1895

Narraremos a biografia de Deolindo Dantas, um importante líder político e comercial da cidade Coari. Foi o principal opositor político de Alexandre Montoril e um personagem lendário e polêmico na…
Ler mais
1 2 3 4 5 7 8 9 10
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.