Nunca Mais Coari: A Fuga dos Jurimáguas

Archipo Góes

Pintura em óleo retratando a origem da Freguesia de Alvelos, no lago de Coari. Teve seu esboço em desenho elaborado por Paul Marcoy em sua viagem pelo rio Amazonas no ano de 1848. Mais tarde, foi transformado em quadro pelo pintor francês Édouard Riou seguindo os originais de Marcoy.

1.0 – A Origem do Nome Coari

A etimologia da cidade de Coari vem através dos tempos sendo reproduzida, de obras antigas, e principalmente através da transmissão oral, sem que haja um método científico sistemático que explique a verdadeira origem do nome dessa importante cidade amazonense. Nessa obra apresentaremos duas teorias antagônicas para tentar elucidar a etimologia da palavra Coari, as quais têm se propagado até os dias atuais de forma bastante positivista, tornando-se verdades incontestáveis, até mesmo no meio acadêmico.

Gaspar de Guimarães e Octaviano Mello acreditam que a origem do vocábulo Coari vem do Nheengatu, já Ulisses Penafort defende a tese de que o nome Coari tem origem Quéchua (Inca).

Portanto, para dirimir a origem mais correta ao nome da cidade de Coari, esta obra de pesquisa histórica irá analisar as duas teorias quanto ao significado do vocábulo Coari e a sua procedência (tronco indígena).

1.1 – Etimologia de Coari – Segundo Octavianno Mello