A Primeira Igreja Batista de Coari — 1932

Nesse texto podemos observar a narração da história da Primeira Igreja Batista de Coari.

A Primeira Igreja Batista de Coari
Templo da Primeira Igreja Batista de Coari

A Primeira Igreja Batista de Coari começou a ser concebida no final da década de 20 do século XX por reuniões com intuito de preparar os grupos para fundamentar a sua criação. Contudo, ela só foi organizada efetivamente como igreja em 24 de novembro de 1932 pelos membros vindos da Igreja Batista que existia na comunidade da Boa Fé, no Rio Copeá e outros.

Um marco para o desenvolvimento da Primeira Igreja Batista de Coari foi a chegada de Codajás de seu primeiro dirigente, o Pastor Júlio Martins Braga.

Em 1945, sob organização dos membros da Primeira Igreja Batista de Coari, e na liderança do Pastor Alberico Antunes de Oliveira foi fundado o Instituto Bereano de Coari, localizado na rua Ruy Barbosa, em plena ocorrência da 2ª Guerra Mundial.

A Primeira Igreja Batista de Coari acompanha diretamente a trajetória histórica do município de Coari desde 1932 e foi a primeira Igreja Evangélica fundada no município de Coari.

O templo da Primeira Igreja Batista de Coari, tem arquitetura inspirada nos templos Batistas dos Estados Unidos. Foi construído sob a liderança do Pr Miguel Horvath e inaugurado na data de 24 de novembro de 1960. Está localizado na rua Gonçalves Ledo, n. 199, no centro da cidade de Coari.

Segundo Raimundo Parente:

A Primeira Igreja Batista de Coari é uma igreja tradicional, histórica e conservadora. É filiada à Convenção Batista Brasileira, Convenção Batista do Amazonas e Associação das Igrejas Batistas do Médio Solimões. Tem a Bíblia como única regra de fé, conduta e a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira”.

Atualmente a Primeira Igreja Batista de Coari tem como Pastor o Pr. Jorge Marins de Lira e tem como pastores auxiliares o Pr. Cláudio Ricardo de Oliveira Lima e o Pr. Natalino Pereira de Souza Filho, todos eles nascidos em Coari. Foi recentemente criada mais 3 igrejas Batistas em Coari: Igreja Batista Água Viva, no bairro de Santa Efigênia, Igreja Batista Monte Horebe, no bairro do Urucu e Igreja Batista Príncipe da Paz, no bairro do Pera I. Existe ainda, mais três congregações na cidade, situadas nos bairros de Grande Vitória, Ciganópolis e Vila Lourenço; e na zona rural do município existem seis congregações.

Líderes históricos

O senhor Enedino Monteiro da Silva, 1º Prefeito de denominação evangélica de Coari (1973), foi enviado pela Primeira Igreja Batista de Manaus para ser evangelista aqui em nossa cidade, com sua esposa Alda Bráule Pinto Monteiro e Maria Elizabeth Silva Bastos Rodrigues, esposa do senhor Dimas Teles Rodrigues. Eles ajudaram na fundação do Bereano. Dimas Teles Rodrigues atuou na Primeira Igreja Batista de Coari por mais de 50 anos com sua esposa, sempre como diácono e presidente.

Templo da Primeira
Igreja Batista
de Coari

Leia mais sobre a cultura coariense aqui:

Professor Góes – 50 anos de dedicação a Coary

História e Contextualização da Catedral de Coari

I Festa da Banana – 1989

Projetos desenvolvidos em Coari resgatam a cultura popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.