I Festa da Banana – 1989

Archipo Góes

Coari desde a década de 70 vinha se destacando como a cidade com a maior produção de banana do estado Amazonas. Em 1988, Coari enviou mais de um milhão de cachos de banana para a capital do estado.

Com o objetivo de incentivar ainda mais os produtores de banana, foi criada a Festa da Banana. Sendo uma atividade realmente muito significativa para a economia do município de Coari

A sua primeira versão que aconteceu no dia 09 dezembro 1989, sendo realizada na recém inaugurada Feira do Produtor Rural no aterro sobre o igarapé de São Pedro.

O ponto alto da festa foi o concurso de Rainha da I Festa da Banana. Foram escolhidas 5 candidatas para a difícil disputa: Gerlane Farias, Simoni Medeiros, Fernanda Alves, Arione Lima e Eloiza Reis. Depois de um disputadíssimo desfile, a vencedora foi Gerlane Farias.

O governador Amazonino Mendes e o ex-governador Gilberto Mestrinho estavam prestigiando a festa e nessa noite fecharam a união dos grupos políticos para as eleições de 1990.

Houve durante toda a festa a apresentação de atrações regionais e nacionais como: Genival Lacerda, a dupla sertaneja Havaí e Rouxinol e a Banda Embaixadores.

Leia esse poema sobre a Festa da Banana

A Festa da Banana – Ir. Marília Menezes

1 comentário em “I Festa da Banana – 1989”

  1. Além de se ver um pouco das notícias da I Festa da Banana, também vemos paralelamente as notícias sobre a política e políticos da época. E ainda, o tempo, 32 anos atrás. É muito tempo! E a cidade foi se transformando, sofrendo uma grande metamorfose cultural. Não há mais festa da banana, novas culturas e empreendimentos chegaram e deram outros rumos a cultura de antes. Enquanto isso, o açaí, a castanha, o guaraná e até o cupuaçu, continuaram com as realizações de suas festas tradicionais em suas cidades. Porém, Coari teve outra sina econômica. Surpreendentemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − quatro =