Fotos Antigas de Coari – 03

Página de fotos antigas da cidade de Coari.

A Villa de Coary foi construída a princípio com dois bairros: o primeiro foi Tauá-mirim, onde foi localizado o primeiro núcleo de Coari “Novo” e construído as primeiras habitações. Segundo Stradelli, Tauá-mirim significa “Aldeia Pequena ou Aldeiazinha”. O Segundo bairro, o Centro, local onde foi construído para ser a região comercial da nova vila.
O igarapé de São Pedro separava os bairros de Tauá-mirim e o Centro, sendo ligados por uma grande ponte de madeira de lei, assentada sobre arcadas de alvenaria. Ela media 120m de comprimentos e 3m de largura. Era um ponto mais frequentado pelos coarienses no início do século XX – (Foto de 1924). – Archipo Góes

Visto do Centro e Lago de Coari – Primeira metade do século XX

Coari Novo
Essa foto agora colorizada, foi tirada por Albert Frisch no ano de 1867, isso mesmo logo após a transferência da Freguesia de Coari para a foz do lago de Coari, onde permanece até hoje. É possível ver igarapé de São Pedro, o bairro de Tauámirim e a rua Rui Barbosa. – Archipo Góes

Está gostando ? Então compartilha:

2 comentários em “Fotos Antigas de Coari – 03”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Areal Souto
Literatura
Archipo Góes

Histórias esquecidas 01: Areal Souto

A história de Francisco do Areal Souto é uma mistura de aventura, suspense e humor. O protagonista é um homem forte e destemido, que sempre encontra uma maneira de superar as adversidades. A panela de pressão, que deveria ser uma ferramenta útil, acaba se tornando uma fonte de mistério e diversão.

Leia mais »
rosa
Francisco Vasconcelos
Archipo Góes

O homem que escreveu sobre o palhaço e a rosa – 2018

Francisco Vasconcelos, autor do livro “O palhaço e a rosa”, é um escritor que aborda temas como a infância, o amor perdido, a contingência da vida, a pobreza e a injustiça. Sua obra é resultado da vida que o autor promoveu para si e a que se submeteu.

Leia mais »
Castanheira
Literatura
Archipo Góes

Excelsa Castanheira – 06

Nesse texto de Antônio Cantanhede incluído na seção Coari de seu livro “O Amazonas por Dentro”, podemos observar que a castanheira amazônica se destaca ao manter suas flores o ano todo enquanto outras árvores se desfolham sazonalmente. No período de agosto a setembro, ela revela ouriços de castanhas, atraindo aves e macacos. Essa árvore é símbolo econômico na Amazônia, sendo reverenciada tanto por sua beleza quanto pelo valor de suas castanhas. Coari, no princípio do século XX foi um dos maiores produtores de castanha do Amazonas.

Leia mais »
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.