Search
Close this search box.

Fotos Antigas de Coari – 04

Mais uma coleção de fotos da Coari antiga que vem resgatar nosso patrimônio histórico e cultural.

No dia 02 de agosto de 1932 através do Ato nº 1.665, o Interventor interino do estado do Amazonas, Waldemar Pedrosa, elevou a Vila de Coary a categoria de cidade. As 20h do dia 07 de agosto, o prefeito da época, Alexandre Montoril, fez uma reunião no salão nobre da prefeitura celebrando a oficialização do ato. Houve alguns discursos de autoridades locais e participação de industriais, comerciantes e o povo em geral.
Autoridades Coariense
Caixa D’água – Pç São Sebastião – Centro – Por trás da Catedral
Hoje em dia. poucas pessoas sabem onde ficava.
Dr. Odair Carlos Geraldo – ex Prefeito de Coari
Local: Unidade Mista de Coari (hospital)
Pode ser uma imagem de ao ar livre
Praça Getúlio Vargas
Pode ser uma imagem de ao ar livre e monumento
Praça Getúlio Vargas

Está gostando ? Então compartilha:

2 comentários em “Fotos Antigas de Coari – 04”

  1. A Praça Getúlio Vargas, com seu cenário de época inesquecível, com chafariz azul, ponte em arco sobre a estrutura de um lago estilizado, é uma lembrança inesquecível dessa Coari dos anos 70, 80 e 90… Existem várias Coaris.

  2. Engraçado! Uma vez, no tempo que estudava no colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nos anos 90, enfiei o pé num buraco na praça (deixados por esses postes de luz), quase quebro o pé! Porém, não sabia que havia postes cortando na praça, pois já a fui conhecê-la só com as árvores, sem os postes. Agora que vim saber da onde vieram os tais buracos! Imaginem as histórias das outras coisas dos arredores que ainda não sabemos?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boto
Literatura
Archipo Góes

Entre águas e sonhos: uma tragédia anunciada – Botos

Entre Águas e Sonhos acompanha a jornada de um homem marcado por perdas em busca de redenção. Ele confronta seus demônios e os perigos da floresta, em meio à beleza e brutalidade da natureza. Encontros intrigantes e eventos misteriosos tecem um suspense envolvente, conduzindo a um desenrolar cheio de reviravoltas. Segredos da floresta, natureza humana e a busca por redenção se entrelaçam neste conto que te convida a desvendar o destino de um boto.

Leia mais »
A Escola
Crônicas
Archipo Góes

A Escola

Manuella Dantas narra nostalgicamente sua jornada na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ela destaca a mudança de uniforme, a rotina diária, as atividades recreativas e a interação com professores e alunos. A escola, repleta de memórias felizes e fundamentais para sua formação acadêmica, é retratada como uma parte importante de sua vida.

Leia mais »
Praça São Sebastião
Literatura
Archipo Góes

A Praça São Sebastião

O texto descreve a Praça São Sebastião em Coari como um local impregnado de memórias e eventos significativos para a comunidade local. Desde arraiais a marchas cívicas, procissões, gincanas e festas de carnaval, a praça foi o cenário de diversas atividades que marcaram a cultura coariense. Além disso, a presença de edifícios importantes como a Catedral, escolas e órgãos públicos ressaltam a relevância histórica do local. As lembranças nostálgicas do autor sobre a praça e seus arredores durante a década de 1980, incluindo detalhes culinários e encontros sociais, destacam a importância afetiva e cultural desse espaço na vida da comunidade.

Leia mais »
Feira
Literatura
Archipo Góes

A Feira

Texto de memórias de Manuella Dantas sobre suas lembranças de infâncias acerca da feira do produtor rural de Coari.

Leia mais »
Deolindo Dantas
História
Archipo Góes

Deolindo Dantas – 1895

Narraremos a biografia de Deolindo Dantas, um importante líder político e comercial da cidade Coari. Foi o principal opositor político de Alexandre Montoril e um personagem lendário e polêmico na história de nossa cidade.

Leia mais »
Crônica
Literatura
Archipo Góes

Crônicas de Coari – Vol. 01

Nesta página, podemos ter acesso ao Flipbook Crônicas de Coari, que disserta sobre a cotidiano da cidade de Coari e sua história.

Leia mais »
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.