Search
Close this search box.

Coari: Campeão do I Campeonato Amazonense de Handebol Masculino – 1977

HANDEBOL COARI

Nesse texto narraremos como foi a entrega de medalhas do I Campeonato de Handebol Masculino do Interior, que aconteceu em 1977 e a equipe de Coari se sagrou campeã.

Na primeira semana de junho de 1977, a SEDAM (Secretaria de Desportos do Amazonas) realizou na cidade de Manacapuru o I Campeonato Estudantil de Handebol com participação das cidades Itacoatiara, Parintins, Manacapuru e Coari.

Depois da disputa entre as 04 equipes com algumas partidas memoráveis, Coari sagrasse o Primeiro Campeão de Handebol Infantil Masculino do Amazonas sobre os anfitriões Manacapuru.

A entrega de medalhas aconteceu no mês de agosto de 1977 em Coari. Uma equipe da SEDAM e a seleção de Manacapuru vieram em excursão para a Rainha do Solimões no Barco “Dorval Porto”. O Objetivo da vinda da comitiva da SEDAM foi de entregar as medalhas aos campeões e vices do I Campeonato Estudantil de Handebol do interior, realizado anteriormente na cidade de Manacapuru.

Era um sábado à noite, e as medalhas foram entregues pelo Tenente Costa da Cosa, Militar Antônio Prudente Costa representante do titular da SEDAM; Dra. Valdemarina Silva, de Coari, e mais, Carlos Rodrigues Bentes e Guilherme Assis.

Depois da solenidade houve um jogo amistoso entre a seleção de Coari e a Seleção de Manacapuru, em que o placar foi de 16 a 10 em favor de Coari.

O jogo foi bem equilibrado, tendo Manacapuru se avantajado no marcador por 7 a 1, mas caiu de produção com a entrada do atleta Betinho. O 1º tempo terminou com 8 a 6 em favor de Manacapuru.

No segundo tempo, a seleção de Manacapuru foi tomada pelo cansaço e sofreu 10 gols e marcando apenas dois.

Os gols da seleção de Coari foram marcados por: Vicente que foi o artilheiro com 8 gols, Erivelto (5), Valdir, Mariano e Francisco Lopes cada um com 01 gol. Por Manacapuru houve a marcação de: Haroldo (4), Ademir (3), Betinho (2) e Teíde (1).

Dirigiram a partida os árbitros Carlos Rodrigues Bentes e Guilherme Assis.

Jogaram pelas duas seleções — COARI — Afonso (Daniel), Paulo Gilberto, Valdir, Vicente, Francisco Lopes, Mariano, Erivelto, Josué, Eros e Antônio Oliveira — MANACAPURU — Benedito (Paulo), Ademir, Haroldo, Avalmir, Jaime, Adalberto, Teíde, Betinho e Francisco.

O técnico Evandro Morais da equipe de Coari, também recebeu a sua medalha, ele que juntamente com o diretor da unidade escolar de Coari teve destacada atuação para com a delegação ao SEDAM e de Manacapuru. Os dois nada deixaram que faltassem aos visitantes, que a noite foram homenageados com um baile na sede do Tijuca Esporte Clube.

HANDEBOL COARI
Coari Handebol

Excerto do livro “A História de Coari” de Archipo Góes – 2021

Leia mais sobre a cultura coariense:

Professor Góes — 50 anos de dedicação a Coary

História e Contextualização da Catedral de Coari — 1910

Projetos desenvolvidos em Coari resgatam a cultura popular

Está gostando ? Então compartilha:

3 comentários em “Coari: Campeão do I Campeonato Amazonense de Handebol Masculino – 1977”

  1. Bernard Souza Dalmeida

    Que história maravilhosa! fico muito feliz que ainda no entrelaço das histórias Manacapuru e Coari se confundem com belas histórias, sou Manacapuruense e moro em Coari hoje em dia, cidade no qual me acolheu e sou muito feliz nessa cidade linda!

  2. Pingback: Professor Góes — 50 anos de dedicação a Coary – Cultura Coariense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deolindo Dantas
História
Archipo Góes

Deolindo Dantas – 1895

Archipo Góes Passamos agora a descrever a biografia de um importante líder político e comercial coariense. Foi o principal opositor político de Alexandre Montoril e

Leia mais »
Crônica
Literatura
Archipo Góes

Crônicas de Coari – Vol. 01

Nesta página, podemos ter acesso ao Flipbook Crônicas de Coari, que disserta sobre a cotidiano da cidade de Coari e sua história.

Leia mais »
Maria Higina
História
Archipo Góes

A Saga de Maria Higina em Terras Coarienses

A senhora Maria Hígina, uma mulher que estava a frente do seu tempo e viveu em Coari entre as décadas de 1960 e 1970. Foi prefeita do Trocaris, poetisa, cronista do Jornal do Comércio e seringalista.

Leia mais »
Adal
Músicas
Archipo Góes

Amazônia na Dança das Águas – Adal Amazônico – 2015

Amazônia na Dança das Águas é uma música composta no ano de 2015, na cidade de Coari, durante a maior cheia já registrada na região amazônica. Adal ao observar o fenômeno cíclico da natureza, em que as ruas de sua cidade natal estão tomadas pelas águas e os peixes nadando pelas vias públicas do centro de Coari, se inspira para compor uma das mais belas canções de seu repertório com temática amazônida.

Leia mais »
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.