Search
Close this search box.

A Bandeira Oficial do Município de Coari – 1985

Nesse texto vamos dissertar sobre a concepção e o conceito histórico da bandeira do município de Coari e suas particularidades.

DESCRITIVO

A bandeira é de formato retangular, dividida em três partes verticais: azul, branco e vermelho.

No centro, há uma coroa, tendo uma estrela no tope, representando a sede do município e, na base, cinco estrelas pequenas que representam os cinco distritos, sete cruzes simbolizam o início da cidade e a perfeição bíblica.

A Bandeira do Município poderá ser usada nas representações do Município, escolas públicas e particulares e pelos órgãos do governo estadual e federal existentes em Coari.

A Bandeira do Município foi oficializada através do Decreto Legislativo Nº 15 e da Lei Municipal 67 de 13 de julho de 1985.

Brasão de Coari

Leia mais em:

Morre Joaquim Melo, o grande fomentador da cultura – 2023

Cobra Grande do Lago de Coari, no rio Amazonas — 2021

Projetos desenvolvidos em Coari resgatam a cultura popular

Minhas Memórias da Festa da Banana – 1989 a 1991

Está gostando ? Então compartilha:

1 comentário em “A Bandeira Oficial do Município de Coari – 1985”

  1. A simbologia da bandeira revela todo o processo histórico da antiga vila à cidade, e da americanização cromática, contida também na bandeira do estado ( que também é americanizada). Porém, a coroa, que lembra o título poético-literário ( Rainha do Solimões), e a folha de bananeira ( mostrando a outrora produção do município), deixaram de ser planos evidentes, tornando-se secundários. Ainda mais, porque a cidade não detém mais essas antigas identidades. Será que poderá surgir um novo pavilhão, declamando um novo perfil cívico e cromático a Coari da atualidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boto
Literatura
Archipo Góes

Entre águas e sonhos: uma tragédia anunciada – Botos

Entre Águas e Sonhos acompanha a jornada de um homem marcado por perdas em busca de redenção. Ele confronta seus demônios e os perigos da floresta, em meio à beleza e brutalidade da natureza. Encontros intrigantes e eventos misteriosos tecem um suspense envolvente, conduzindo a um desenrolar cheio de reviravoltas. Segredos da floresta, natureza humana e a busca por redenção se entrelaçam neste conto que te convida a desvendar o destino de um boto.

Leia mais »
A Escola
Crônicas
Archipo Góes

A Escola

Manuella Dantas narra nostalgicamente sua jornada na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ela destaca a mudança de uniforme, a rotina diária, as atividades recreativas e a interação com professores e alunos. A escola, repleta de memórias felizes e fundamentais para sua formação acadêmica, é retratada como uma parte importante de sua vida.

Leia mais »
Praça São Sebastião
Literatura
Archipo Góes

A Praça São Sebastião

O texto descreve a Praça São Sebastião em Coari como um local impregnado de memórias e eventos significativos para a comunidade local. Desde arraiais a marchas cívicas, procissões, gincanas e festas de carnaval, a praça foi o cenário de diversas atividades que marcaram a cultura coariense. Além disso, a presença de edifícios importantes como a Catedral, escolas e órgãos públicos ressaltam a relevância histórica do local. As lembranças nostálgicas do autor sobre a praça e seus arredores durante a década de 1980, incluindo detalhes culinários e encontros sociais, destacam a importância afetiva e cultural desse espaço na vida da comunidade.

Leia mais »
Feira
Literatura
Archipo Góes

A Feira

Texto de memórias de Manuella Dantas sobre suas lembranças de infâncias acerca da feira do produtor rural de Coari.

Leia mais »
Deolindo Dantas
História
Archipo Góes

Deolindo Dantas – 1895

Narraremos a biografia de Deolindo Dantas, um importante líder político e comercial da cidade Coari. Foi o principal opositor político de Alexandre Montoril e um personagem lendário e polêmico na história de nossa cidade.

Leia mais »
Crônica
Literatura
Archipo Góes

Crônicas de Coari – Vol. 01

Nesta página, podemos ter acesso ao Flipbook Crônicas de Coari, que disserta sobre a cotidiano da cidade de Coari e sua história.

Leia mais »
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.