Nesse texto vamos dissertar sobre a concepção e o conceito histórico da bandeira do município de Coari e suas particularidades.

DESCRITIVO
A bandeira é de formato retangular, dividida em três partes verticais: azul, branco e vermelho.
No centro, há uma coroa, tendo uma estrela no tope, representando a sede do município e, na base, cinco estrelas pequenas que representam os cinco distritos, sete cruzes simbolizam o início da cidade e a perfeição bíblica.
A Bandeira do Município poderá ser usada nas representações do Município, escolas públicas e particulares e pelos órgãos do governo estadual e federal existentes em Coari.
A Bandeira do Município foi oficializada através do Decreto Legislativo Nº 15 e da Lei Municipal 67 de 13 de julho de 1985.
Leia mais em:
Morre Joaquim Melo, o grande fomentador da cultura – 2023
Cobra Grande do Lago de Coari, no rio Amazonas — 2021
Postagens Relacionadas
Carroça de Boi em Coari – Mário Ipiranga Monteiro – 1950
Um resumo do texto do professor Mario Ipiranga Monteiro sobre o carro ou carroça de boi de Coari, no ano de 1950.
A Freguesia de Alvelos
O assobio rasgou duas vezes a mata e veio se repetir bem perto de onde nós estávamos. Na cozinha, Maria José preparava u...
I Festa da Banana - 1989
Este texto faz um resumo de como foi a primeira Festa da Banana em Coari em 1989
O Concurso - Francisco Vasconcelos
Foi preciso sofrer muito para chegar àquela conclusão. Há anos, quando entrara para a Companhia, a cabeça cheia de sonh...
1 comentário em “A Bandeira Oficial do Município de Coari – 1985”
A simbologia da bandeira revela todo o processo histórico da antiga vila à cidade, e da americanização cromática, contida também na bandeira do estado ( que também é americanizada). Porém, a coroa, que lembra o título poético-literário ( Rainha do Solimões), e a folha de bananeira ( mostrando a outrora produção do município), deixaram de ser planos evidentes, tornando-se secundários. Ainda mais, porque a cidade não detém mais essas antigas identidades. Será que poderá surgir um novo pavilhão, declamando um novo perfil cívico e cromático a Coari da atualidade?