A Bandeira Oficial do Município de Coari – 1985

Nesse texto vamos dissertar sobre a concepção e o conceito histórico da bandeira do município de Coari e suas particularidades.

DESCRITIVO

A bandeira é de formato retangular, dividida em três partes verticais: azul, branco e vermelho.

No centro, há uma coroa, tendo uma estrela no tope, representando a sede do município e, na base, cinco estrelas pequenas que representam os cinco distritos, sete cruzes simbolizam o início da cidade e a perfeição bíblica.

A Bandeira do Município poderá ser usada nas representações do Município, escolas públicas e particulares e pelos órgãos do governo estadual e federal existentes em Coari.

A Bandeira do Município foi oficializada através do Decreto Legislativo Nº 15 e da Lei Municipal 67 de 13 de julho de 1985.

Brasão de Coari

Leia mais em:

Morre Joaquim Melo, o grande fomentador da cultura – 2023

Cobra Grande do Lago de Coari, no rio Amazonas — 2021

Projetos desenvolvidos em Coari resgatam a cultura popular

Minhas Memórias da Festa da Banana – 1989 a 1991

Está gostando ? Então compartilha:

1 comentário em “A Bandeira Oficial do Município de Coari – 1985”

  1. A simbologia da bandeira revela todo o processo histórico da antiga vila à cidade, e da americanização cromática, contida também na bandeira do estado ( que também é americanizada). Porém, a coroa, que lembra o título poético-literário ( Rainha do Solimões), e a folha de bananeira ( mostrando a outrora produção do município), deixaram de ser planos evidentes, tornando-se secundários. Ainda mais, porque a cidade não detém mais essas antigas identidades. Será que poderá surgir um novo pavilhão, declamando um novo perfil cívico e cromático a Coari da atualidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Areal Souto
Literatura
Archipo Góes

Histórias esquecidas 01: Areal Souto

A história de Francisco do Areal Souto é uma mistura de aventura, suspense e humor. O protagonista é um homem forte e destemido, que sempre encontra uma maneira de superar as adversidades. A panela de pressão, que deveria ser uma ferramenta útil, acaba se tornando uma fonte de mistério e diversão.

Leia mais »
rosa
Francisco Vasconcelos
Archipo Góes

O homem que escreveu sobre o palhaço e a rosa – 2018

Francisco Vasconcelos, autor do livro “O palhaço e a rosa”, é um escritor que aborda temas como a infância, o amor perdido, a contingência da vida, a pobreza e a injustiça. Sua obra é resultado da vida que o autor promoveu para si e a que se submeteu.

Leia mais »
Castanheira
Literatura
Archipo Góes

Excelsa Castanheira – 06

Nesse texto de Antônio Cantanhede incluído na seção Coari de seu livro “O Amazonas por Dentro”, podemos observar que a castanheira amazônica se destaca ao manter suas flores o ano todo enquanto outras árvores se desfolham sazonalmente. No período de agosto a setembro, ela revela ouriços de castanhas, atraindo aves e macacos. Essa árvore é símbolo econômico na Amazônia, sendo reverenciada tanto por sua beleza quanto pelo valor de suas castanhas. Coari, no princípio do século XX foi um dos maiores produtores de castanha do Amazonas.

Leia mais »
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.