Search
Close this search box.

Praia da Freguesia em Coari-AM

Nascer do sol na Freguesia - Foto: Raí Leticia

Archipo Góes

A Praia da Freguesia é o paraíso turístico do município de Coari. É uma praia tropical de águas doces e de cor negras no interior do lago de Coari.

Esta praia fica na divisa dos rios Coari Grande e Urucu, no lugar conhecido pelos coarienses nativos como: Travessia. É a praia mais frequentada pela população, possuindo alguns quilômetros de extensão, com areias finas e cercada pelo lago de Coari, igarapés, pequenos lagos e igapós.

coari
Praia da Freguesia – Foto: José Caldas

Devido a sua localização, os rios apresentam águas calmas, sendo muito indicadas para a prática de esportes náuticos, pescaria desportivas e esporte praieiros.

É comum nos finais de semana, grupos de amigos sempre fazerem excursões para a praia da Freguesia e durante a noite improvisarem um luau, na qual a trilha sonora é regida por um violão e uma fogueira que embalam as noites do namorados.

Coari
Praia da Freguesia – Coari-AM (Foto: Hyana Kamila)

Ao amanhecer são presenteados por uma linda alvorada, na qual sopra suavemente uma brisa revigorante e calma. E podemos ouvir as gaivotas esguicharem lamentos poéticos, enquanto a areia branca convida a um passeio por esse pedaço do paraíso.

Coari
Praia da Freguesia-Coari-AM (Foto: Hyana Kamila)

História

A freguesia de Alvelos foi o primeiro núcleo onde foi estabelecida o povoamento de Coari no final do Século XVII. Os padres desciam os índios de várias tribos e fundavam uma aldeia e a miscigenação aconteceu com a mistura dos indígenas e os militares europeus.
No final do século XIX houve a mudança da sede do município para o local atual, junto a foz do lago de Coari. E a “Freguesia Velha” ficou apenas sendo um local de lazer para os munícipes.

Como chegar

Estando em Coari, você pode alugar um barco ou lancha e a viagem pode durar de 10 minutos a 1 hora, dependendo da velocidade da embarcação. Alguns barcos recreios que fazem linhas para Manaus, durante o final de semana costumam na época da vazante fazer excursões para a praia da Freguesia.

coari
Praia da Freguesia – Coari-AM (Foto: Antonio Iaccovazo)
Coari
Praia da Freguesia – Foto: Beto Tristão

Obs: A primeira publicação desta matéria foi em 2011 no site Viagens e Negócios da Amazônia.

Está gostando ? Então compartilha:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deolindo Dantas
História
Archipo Góes

Deolindo Dantas – 1895

Archipo Góes Passamos agora a descrever a biografia de um importante líder político e comercial coariense. Foi o principal opositor político de Alexandre Montoril e

Leia mais »
Crônica
Literatura
Archipo Góes

Crônicas de Coari – Vol. 01

Nesta página, podemos ter acesso ao Flipbook Crônicas de Coari, que disserta sobre a cotidiano da cidade de Coari e sua história.

Leia mais »
Maria Higina
História
Archipo Góes

A Saga de Maria Higina em Terras Coarienses

A senhora Maria Hígina, uma mulher que estava a frente do seu tempo e viveu em Coari entre as décadas de 1960 e 1970. Foi prefeita do Trocaris, poetisa, cronista do Jornal do Comércio e seringalista.

Leia mais »
Adal
Músicas
Archipo Góes

Amazônia na Dança das Águas – Adal Amazônico – 2015

Amazônia na Dança das Águas é uma música composta no ano de 2015, na cidade de Coari, durante a maior cheia já registrada na região amazônica. Adal ao observar o fenômeno cíclico da natureza, em que as ruas de sua cidade natal estão tomadas pelas águas e os peixes nadando pelas vias públicas do centro de Coari, se inspira para compor uma das mais belas canções de seu repertório com temática amazônida.

Leia mais »
Rolar para cima
Coari

Direiros Autorais

O conteúdo do site Cultura Coariense é aberto e pode ser reproduzido, desde que o autor “ex: Archipo Góes” seja citado.