Archipo Góes
A Praia da Freguesia é o paraíso turístico do município de Coari. É uma praia tropical de águas doces e de cor negras no interior do lago de Coari.
Esta praia fica na divisa dos rios Coari Grande e Urucu, no lugar conhecido pelos coarienses nativos como: Travessia. É a praia mais frequentada pela população, possuindo alguns quilômetros de extensão, com areias finas e cercada pelo lago de Coari, igarapés, pequenos lagos e igapós.

Devido a sua localização, os rios apresentam águas calmas, sendo muito indicadas para a prática de esportes náuticos, pescaria desportivas e esporte praieiros.
É comum nos finais de semana, grupos de amigos sempre fazerem excursões para a praia da Freguesia e durante a noite improvisarem um luau, na qual a trilha sonora é regida por um violão e uma fogueira que embalam as noites do namorados.

Ao amanhecer são presenteados por uma linda alvorada, na qual sopra suavemente uma brisa revigorante e calma. E podemos ouvir as gaivotas esguicharem lamentos poéticos, enquanto a areia branca convida a um passeio por esse pedaço do paraíso.

História
A freguesia de Alvelos foi o primeiro núcleo onde foi estabelecida o povoamento de Coari no final do Século XVII. Os padres desciam os índios de várias tribos e fundavam uma aldeia e a miscigenação aconteceu com a mistura dos indígenas e os militares europeus.
No final do século XIX houve a mudança da sede do município para o local atual, junto a foz do lago de Coari. E a “Freguesia Velha” ficou apenas sendo um local de lazer para os munícipes.
Como chegar
Estando em Coari, você pode alugar um barco ou lancha e a viagem pode durar de 10 minutos a 1 hora, dependendo da velocidade da embarcação. Alguns barcos recreios que fazem linhas para Manaus, durante o final de semana costumam na época da vazante fazer excursões para a praia da Freguesia.


Obs: A primeira publicação desta matéria foi em 2011 no site Viagens e Negócios da Amazônia.
Postagens Relacionadas
Uma postagem com fotos da Coari antiga. Terceira página da série.
Nesse texto vamos poder mergulhar nas minhas memórias da Festa da Banana
Realismo Fantástico, um poema do escritor coariense José Coelho Maciel.
Vamos observar nesse texto a narrativa do acidente com avião da Prelazia de Coari em 1971, em que o piloto Rios veio a ó...